Ponto Vermelho
Jornada prometedora
1 de Fevereiro de 2014
Partilhar no Facebook

1. Nos ajustes de Janeiro, os três grandes tiveram actuações perfeitamente distintas. Enquanto o Sporting como que desmentindo uma crise que parece já ter optado por outras paragens atacou o mercado com uma pujança de fazer inveja a outros emblemas, o Benfica vendeu jogadores importantes realizando encaixes e mais valias significativas (com a particularidade de dois dos jogadores permanecerem até final da época) e, o FC Porto adquiriu Quaresma, viu sair Lucho e os que estavam na rampa de lançamento para escolherem outros campeonatos acabaram por ficar devido a operações abortadas de última hora. Os treinadores podem começar a fazer as contas ainda que provisórias...

2. É que numa escandaleira permitida pela FIFA ninguém pode ainda ficar descansado e a saber definitivamente com o que pode contar até Maio, uma vez que à Turquia e à Rússia é-lhes permitido manterem o processo em aberto, sendo que neste último caso o período normal de transferências pode esticar até ao final do corrente mês. Inconcebível como a autoridade máxima do Futebol Mundial se dá ao luxo de permitir este despautério. Afinal, vendo bem o comportamento que aquela entidade tem protagonizado desde sempre e a sucessão de escândalos que têm sucedido nos últimos tempos, nada é afinal tão surpreendente assim…

3. Enquanto os clubes terão que viver mais um mês na incerteza e na expectativa de poderem ver partir mais jogadores, os treinadores fazem contas à vida e à forma como terão que reagir às saídas e incorporar as entradas. A vida não pára. E se poderemos de alguma forma dizer que o Benfica, o FC Porto e o campeonato ficaram mais fracos com a saída de Matic e de Lucho (mais os encarnados dada a preponderante influência do sérvio), em contrapartida o Sporting reforçou-se e está mais forte (aparentemente), restando apenas ficar a saber se os novos recrutas estão em posição de começar a render de imediato tendo em consideração que apanharam o combóio em andamento. O tempo será mestre.

4. Enquanto se continua a tentar fazer uma digestão calma destes dias frenéticos, temos o campeonato de regresso e gerador de todas as atenções. Saídas difíceis do Benfica a Barcelos e do FC Porto aos Barreiros, com a curiosidade de ambas as deslocações se inverterem pois os anfitriões de hoje foram os forasteiros do último fim de semana ainda que para uma competição diferente – a Taça da Liga que tanta polémica continua a gerar ou nela não participasse o eterno manipulador FC Porto que continua a considerá-la com não prioritária mas não se exime de recorrer a todos os truques e expedientes para ser apurado. E vão dois seguidos…

5. Por seu turno o Sporting, à partida, terá o jogo mais calmo pois recebe em Alvalade a Académica. Mas não se poderá distrair se quiser continuar na rota do título ou de pelo menos conseguir atingir o 2.º lugar que lhe dá acesso directo à Liga dos Campeões da próxima época. É que, muito embora seja sempre um jogo de tripla, no jogo seguinte ter-se-á que deslocar à Luz e a acontecer uma derrota pode deixá-lo muito mais longe dos seus objectivos uma vez que existem três candidatos para apenas dois lugares. Assim sendo, a pressão andará a rondar Alvalade e terá que fazer pela vida, embora tal se passe exactamente com os outros dois candidatos. Algo nos diz que dos três alguém perderá pontos, restando saber se apenas um ou se não se ficará por aí…

6. No Benfica depois da agitação dos últimos dias é tempo de assestar baterias no objecto principal da época. O último jogo com os galos não pode nem deve servir de modelo de aferição para o grau de dificuldades que irá encontrar em Barcelos. Porque não tem qualquer espécie de comparação e se entrar em campo com a convicção de que mais tarde ou mais cedo marcará e ganhará o desafio correrá sérios riscos de não o conseguir. O Gil Vicente apesar de estar a coleccionar derrotas tudo fará perante o seu público para se redimir do período de hibernação que tem vindo a atravessar. E para isso nada melhor do que um adversário forte como o Benfica para se motivar. Todo o cuidado por parte dos encarnados não será de mais…








Bookmark and Share