Ponto Vermelho
A Propaganda Portista-I
15 de Fevereiro de 2015
Partilhar no Facebook

Por EagleView

São conhecidas de muitos há longo tempo as manobras portistas tendentes a enganar incautos e a recolher vantagens e obter dividendos. Infelizmente, apesar de tantas vezes repetidas ainda conseguem vingar. Repare-se, ao acaso, nas últimas. Em 2 dias consecutivos aparecem 3 notícias nos jornais desportivos que o Barcelona e o outro colosso espanhol Real Madrid estariam interessados em Danilo (segundo a imprensa de Madrid e Barcelona) e Manchester City em Brahimi (fonte: site italiano "Calciomercato").

Sem querer colocar em causa nem o valor nem a qualidade dos jogadores, afirmo que existe um pattern muito nítido detectado há longo tempo, muito utilizado pelo FC Porto com óbvios proveitos quando quer empolar o valor dos jogadores que necessita vender. Algo que os empresários com bons contactos em jornais também fazem, btw… Há, portanto, aqui um nítido interesse comercial. Mas há também outra vertente, esta mais de carácter motivacional para os jogadores envolvidos, a que não é alheia a aproximação da fase decisiva do campeonato importantíssima para o FC Porto e, claro, também a eliminatória da Champions.

Perante jogos importantes, especialmente internacionais do FC Porto que irão ter grande audiência, em que irão estar com toda a certeza observadores de clubes compradores de alguns jogadores que o FC Porto quer vender, naturalmente que um jogador sabendo que existe um interesse real de um tubarão na sua contratação (noticiado com valores elevados e tudo) com a previsão de ir para um campeonato melhor, um clube maior e ir ganhar muito mais, é natural que aumente a sua motivação para nesses jogos dar o máximo para que esse interesse se realize. Afirmar que estas notícias desestabilizam os jogadores nestes casos específicos em vez de os motivar é não conhecer como funciona o cérebro humano.

O caso torna-se mais flagrante quando esses jogadores se encontram numa baixa de forma como é o caso flagrante de Brahimi que há já algum tempo está bastante mais perto do valor que sempre mostrou no Granada. Nos jogos mais difíceis e no CAN nunca confirmou o nível que mostrou contra o BATE, por exemplo ou Benfica e Sporting, adversários mais fortes. Há que o motivar portanto, e isso já está em marcha sendo que, por curiosa coincidência, os dois diários desportivos 'de Lisboa' o consideraram o melhor em campo no jogo de 6.ª Feira com o Vitória de Guimarães…

A fonte é um site italiano já conhecido por outras notícias falsas, até sobre jogadores do Benfica, que nunca pode funcionar como fonte. Grande parte dessas falsas notícias são quase todas oriundas de Itália, inclusive as referentes ao Benfica, onde Alexandre Pinto da Costa e Rui Cerqueira têm uma boa teia de contactos. Também não por acaso… Esta última peta sobre Brahimi refere uma presumível reunião quando o mercado acaba de fechar, entre dirigentes do ManCity (não referenciados) e o empresário em que afirmam que o City estaria disposto a pagar os 50 Milhões da cláusula de rescisão. Se isto não é propaganda sem vergonha… Uma notícia claramente falsa e plantada num site italiano, para enganar papalvos… Como é possível que sites sejam citados como fontes credíveis quando as próprias agências de comunicação e os jornais não noticiam nada?

Isto é feito recorrentemente com jogadores portistas antes de jogos importantes, mesmo em jornais e canais de informação estrangeiros nos quais têm bons contactos. No fim de contas, todos os órgãos de informação vivem da venda do seu produto, as notícias, sejam elas reais ou falsas. É o mundo da informação de hoje… A utilização de canais estrangeiros é uma maneira de pretender dar maior ênfase e credibilidade às notícias porque o órgão inoficial do FC Porto em Portugal, 'O Jogo', tem uma tiragem muito baixa, está em vias de extinção e, por isso, a sua exposição e o seu valor noticioso tem alcance muito limitado.

Órgãos de informação que se viram para certas audiências como a 'A Bola' - Benfica, 'Record' - Sporting e o 'O Jogo' - FCP, naturalmente que procuram noticiar sobre jogadores das suas audiências-alvo. Notícias especulativas sobre jogadores desses clubes aumenta-lhes as audiências, sejam elas verdadeiras ou não. Não há clube em Portugal com mais notícias forjadas do que o Benfica. Já há quem tenha feito a contabilidade e contam-se todos os anos mais de 100 (!) jogadores noticiados sobre os quais o Benfica estaria interessado em contratar. Tudo redondamente falso! Não vejo em que é que isso seja uma vantagem para o Benfica, apenas prova que é o clube que mais e melhor alimenta os meios de comunicação. (…)






Bookmark and Share