Ponto Vermelho
Excitante semana
4 de Outubro de 2015
Partilhar no Facebook

1. A semana que está prestes a findar trouxe uma lufada de ar fresco no tocante à participação das nossas equipas nas competições europeias onde a sua participação se saldou por um superavit para muitos inesperado, porquanto o grau de dificuldade era comprovadamente elevado. Sobretudo na Liga dos Campeões onde FC Porto e Benfica defrontavam adversários de elevado gabarito, nada mais nada menos do que um vencedor recente das duas principais provas uefeiras e o outro, finalista vencido da última edição da prova principal, com a agravante de jogar em casa e nunca aí ter baqueado sob o comando do actual treinador.

2. Embora ainda não tenham atingido o seu melhor em particular o actual campeão inglês, a verdade é que, fosse qual fosse a circunstância, o estatuto que entretanto adquiriram concede-lhes vantagem pelo menos no campo teórico sobre a grande maioria das equipas que defrontam. Se vencem ou não como aconteceu nas duas situações, bem isso já é outra história. E foi mesmo pois FC Porto e Benfica com dificuldades é claro, chegaram ao fim com mais um golo marcado que os seus adversários e por isso venceram e, a avaliar pela forma como os jogos decorreram, justamente como o reconheceram os próprios adversários.

3. Ultrapassada esta jornada que rasgou horizontes, colocou ambas as equipas em boa posição de apuramento para os oitavos, reforçou o prestígio e fez Portugal subir no ranking, veio a seguir a segunda prova na escala de importância que contava com a participação de 3 equipas que, no seu conjunto, alcançaram resultados para todos os gostos e paladares. O SC Braga voltou a vencer e está em boa situação de ultrapassar a Fase de Grupos, o Sporting (com a psicose do campeonato incutida pelo seu actual treinador) empatou fora e tem de dar à perna se porventura almejar passar esta fase, e o Belenenses a quem calhou a maior fava, sofreu derrota copiosa no Restelo ante a Fiorentina de Paulo Sousa que promete dar cartas esta época. Para os azuis nada está ainda perdido mas as dificuldades para o conseguir prometem ser muitas…

4. Mas a semana foi ainda fértil em peripécias e notícias com o aparecimento do site Football Leaks que encetou a divulgação de vários documentos e notícias alegadamente reais respeitantes aos três grandes, com especial incidência do Sporting cujo presidente sempre na crista da onda, rapidamente concluiu que, depois dos árbitros, as forças do mal tinham reunido esforços e convergido para o tramar… Vai daí, saiu mais uma queixa à Judiciária por suposta violação do sigilo dos seus documentos, tarefa ao que parece já iniciada e que promete dada a eficácia daquela entidade, desvendar o assunto rapidamente. Mas, embora seja uma tarefa que faz parte das suas atribuíções de protecção às empresas e aos cidadãos, não deixará de concluir que o Sporting é um dos clientes que lhe tem dado mais incumbências…

5. Ainda estão presentes os ecos da retumbante vitória do Benfica em Madrid que trouxe, associada, aspectos laterais lamentáveis. Reconhecemos a complexidade do problema mas ele existe há muito e tem de ser banido de vez sob pena de penalizações gravíssimas para o clube. As tochas e os petardos são proíbidos pelo que não podem ser utilizados. Ponto final! Contudo, apesar dos alertas para as consequências, continua a haver quem insista. E se internamente os brandos costumes vão sendo tolerados apenas com multas (o Benfica a época passada foi bem fustigado…), lá fora a mão é muito pesada… e certamente não deveremos esperar muito para ver! É evidente que apesar de estarmos a falar de escassas minorias a questão é pública e não afecta só o Benfica, pelo que se espera mão firme na resolução do problema. A começar pela Direcção do Benfica, mas não esquecendo que incumbe a um conjunto vasto e diversificado de entidades, desde forças de segurança ao Governo, esperando-se a erradicação definitiva deste cancro que está a matar o futebol e o desporto.










Bookmark and Share